Desde a década de 1990, em projetos com enfoque na promoção do desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais e com a dissertação de Mestrado em Educação Especial (UERJ, 2006), os projetos conduzidos pela Prof.Dra. Ana Cristina Barros da Cunha...

O Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Desenvolvimento e Saúde (LEPIDS) realiza trabalhos interdisciplinares de pesquisa, extensão e intervenção nos campos da Psicologia e áreas afins no contexto de saúde em geral. Apoiado pela FAPERJ, o núcleo conta com a participação de profissionais de Psicologia, Enfermagem, Medicina e Nutrição, docentes e técnicos da Maternidade-Escola da UFRJ (ME-UFRJ), além de alunos residentes nas áreas citadas dos Programas de Residência Médica e de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Perinatal da UFRJ, além de alunos de graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRJ (IP/UFRJ).

Sob enfoque interdisciplinar entre Psicologia Pediátrica e demais áreas de Saúde e considerando o desenvolvimento como um produto de interações dinâmicas e recíprocas entre o individuo e o seu meio, o Laboratório analisa e discute questões relevantes na área do desenvolvimento humano, com intuito de realizar projetos de pesquisa e de extensão geradores de conhecimento na área da Psicologia e Saúde. Dentre tais questões, pode-se destacar o estudo das variáveis relacionadas à forma como as pessoas enfrentam situações de risco ao desenvolvimento (coping) e à eficácia de medidas de avaliação e intervenção que identifiquem tais estratégias e minimizem os riscos provenientes de situações de vulnerabilidade, propiciando, assim, a prevenção de atrasos de desenvolvimento e a promoção da Saúde Materno-Infantil. O LEPIDS é, portanto, um ambiente de investigação e proposição de metodologias de avaliação e intervenção em Psicologia e Saúde aplicada ao estudo do desenvolvimento humano, provendo suporte biopsicossocial para o enfrentamento de relogios condições de vulnerabilidade ao desenvolvimento, como a hospitalização e o diagnóstico gestacional crítico da população atendida nos replicas serviços de atenção materno-infantil.

Publicações


Livros/Capítulos

CUNHA, A. C. B; ENUMO, S. R. F. Mediação materna no desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência visual. Curitiba, PR:Juruá, 2010.

Congressos

Trabalhos publicados em anais e congressos

Artigos

Artigos publicados pela equipe do LEPIDS

Notícias

Quando:

13 a 16 de Novembro de 2019

Onde:

Florianópolis - SC

Para mais informações:

Quando:

12 a 14 de setembro de 2019

Onde:

Natal - RN

Para mais informações:

Quando:

21 a 27 de outubro de 2019

Onde:

Rio de Janeiro - RJ

Para mais informações: